Saturday 18 December 2010

Neve inglesa é diferente...

Hoje tá caindo a maior neve aqui em Londres...Dia de ficar quietinha dentro de casa, em baixo do cobertor, tomando chá e assistindo a BBC News repetir as mesmas notícias a cada 15 minutos.
Uma delas (que sinceramente não aguento mais ouvir) é sobre a severidade do clima este ano e sobre como o país não estava preparado para a nevasca, blah blah blah. E a mais irritante de todas: como apesar do caos gerado TODO ANO, ainda não é vantajoso investir na infraestrutura de transporte porque aqui não é Escandinávia ou Alpes...

Sou brazuca, mas uma coisa eu digo: de neve e clima frio eu entendo um pouquinho...não muito, mas um pouquinho. Depois de congelar por 5 anos na Alemanha, 2 na Áustria, e de inúmeras viagens pra Escandinávia pra visitar os sogros (uma delas sobre o delicioso clima de -20 Celsius), deu pra ver como outros países da Europa sabem lidar com a neve bem melhor do que a Inglaterra. E sinceramente, não é somente pelo fato desses outros países serem “mais expostos” ao clima frio do que aqui. Londres está praticamente na mesma latitude que o norte da Alemanha, portanto, o clima e quantidade de neve entre os dois lugares são comparáveis. Mesmo assim, não me lembro de Hamburg ou Hannover parando em caos total por causa de alguns milímetros de neve. Comparar o clima aqui com o da Escandinávia ou Sibéria seria injusto, mas uma comparação climática com a Alemanha, Holanda, Bélgica ou norte da França é totalmente plausível a meu ver.

Por que então os ingleses não conseguem dar um jeito na situação? Por que todo ano é a mesma coisa? Por que o país pena tanto com coisas que para outros são tão simples? Well, talvez porque ao contrário do que todo mundo pensa, a Inglaterra é segundo mundo e não primeiro. Aqueles que estudaram na época da Guerra Fria (como eu), lembram-se que segundo mundo era o bloco comunista aliado à União Soviética. Mas não estou dizendo aqui que a Inglatera seja comunista...Muito pelo contrário...Eles são um país mega capitalista, uma versão americana em solo Europeu, mas que ainda não se conformam de terem perdido o status de British Empire e nação mais poderosa do mundo. Entretanto primeiro mundo eles também não são, pois o nível de desorganização e bagunça no país são gritantes. Como um amigo meu (inglês!!!) definiu muito bem uma vez: “na Inglaterra, a atitude é européia, mas as estatísticas são americanas”...E é esse paradoxo que eles não conseguem enxergar...

Além disso, a cultura do entitlement (que traduziria como: é o meu direito!!!) é algo muito forte aqui. Acredito que seja algo reminiscente da época onde eles dominavam o mundo. Não quero dizer com isso que o povo não seja empreendedor, afinal de contas muitas das invenções que revolucionaram o mundo vieram dessas terras “shakespearianas”. Longe de mim também sugerir que lutar pelos direitos não seja algo a ser aplaudido. Mas existe uma atitude forte aqui de achar que tudo é um direito natural da pessoa...Uma coisa meio spoiled (mimada) mesmo. Não reciclo o lixo, porque acho que não é obrigação minha...Jogo lixo no chão ou deixo-o no metrô/trem (sim, eles fazem isso) porque se não tem lata de lixo perto, não sou obrigada a carregar lixo dentro da bolsa (eu carrego, minha bolsa é um chiqueiro, mas no chão eu não jogo). Não limpo a calçada de neve porque é papel da prefeitura (na Alemanha, se não limpar, e alguem cair em frente à sua porta e se machucar, eles podem te processar)...E por aí vão-se os exemplos...
Existe uma desconexão imensa entre o que eles acham que o país deve oferecer, e o que o país realisticamente pode oferecer. E o isolacionismo deles em relação à Europa não ajuda nem um pouco. Porque se talvez se considerassem europeus (europeu pra eles é só quem mora na Europa continental), e descessem um pouco do salto (e não tivessem só “atitude de europeu”) aprenderiam com exemplos de outros países e veriam com os próprios olhos que existem soluções super inteligentes e simples para muitos problemas. Por exemplo, ao invés de reclamarem: “ah, as estradas não estão limpas de neve, mas é meu direito sair de carro, portanto sairei”, pensassem “ah, mas talvez se eu comprasse pneu de inverno eu ajudaria a não criar caos no trânsito”, a situação poderia ser um pouco diferente e melhor.

Fico pensando, quais foram os eventos que deixaram o país com essa mentalidade. Será que foram os 10 anos de governo Labour? Afinal foram nos governos de Tony Blair e Gordon Brown que houve um aumento enorme de benefícios estatais, que muitos acham ter criado a cultura do “o governo tem que tomar conta de mim”. Sinceramente não acho que seja isso (ou só isso). Até porque acredito que o Estado tem que tomar sim conta dos que necessitam. Quem atrapalhou tudo mesmo foi Margaret Thatcher e seu governo ultra neoliberal que reviveu tão fortemente um sentimento de patriotismo desvairado (vide guerra das Malvinas) e uma nostalgia de British Empire, ao mesmo tempo que destruiu a estrutura industrial do país e levou tantos trabalhadores da classe média e pobre à miséria. São os Tories (partido conservador da qual Thatcher era parte) que (ainda) acham que pobreza e falta de oportunidades são escolhas pessoais, gerando assim um conflito interno nas pessoas entre “eu quero vencer” vs. “ mas não tenho como fazer isso nesse país”. Oras, qual povo não desanimaria, perderia o rumo e ficaria lazy (preguiçoso) com tanto paradoxo? Pensei de imediato: peraí, os brasileiros não se deixariam abater...os brasileiros são lutadores e portanto não perderiam o rumo assim...Certo...Mas não nos esqueçamos que esse país aqui (ao contrário do Brasil) foi por muito tempo o centro de tudo, o centro do mundo. Então, diferentemente de nós brasileiros, a mentalidade de que “as coisas não caem do céu” é algo que eles ainda tem que se acostumar.

Apesar de todos os seus problemas eu adoro a Inglaterra. Acho o povo maravilhoso, com um senso de humor brilhante e um coração de ouro. Aqui ainda é um país onde as pessoas puxam papo com você, conversam na fila com desconhecidos (parece bobeira, mas em países mais setentrionais da Europa, isso não rola não) e sorriem pra você (mesmo não te conhecendo). O potencial humano é enorme...Só precisam de um reality check básico pra descobrirem que a Europa é bem mais perto do que eles pensam e que o alinhamento político com os EUA talvez não seja a melhor coisa para eles. Mas infelizmente duvido que 4 anos de Tories seja o caminho certo para que essa mudança de pensamento aconteça...

No comments:

Post a Comment