Saturday 6 November 2010

Carta ao MRSP

Caros membros do Movimento República de São Paulo (MRSP)

Dirijo-me a vocês aflitamente em meio a um turbilhão de dúvidas que me assolam desde que escutei seus "nobres" planos de iniciarem a luta pela separação do Estado de São Paulo (ou seria apenas da cidade?).

Como brasileira (oops, paulista) que mora no exterior e portanto bastante conhecedora de burocracias migratórias, gostaria de começar a definir meu status e de minha família desde já, nesse momento que caminhamos rumo a República Paulista.

Antes de mais nada, peço clareza quanto a definição do que constitui um paulista. Sou uma ávida leitora de livros de genética e fã número um de Mendel e Darwin, mas acredito que devo ter perdido a aula onde a biologia do gene "paulista" foi estudada. Que lástima...Porque estou numa dúvida cruel se sou paulista ou não. E o motivo é simples: minha mae é mineira e meu pai capixaba, entretanto eu nasci no interior de São Paulo. Usando o novo critério pós-eleitoral tão em voga no Brasil que só estado "nordestino" é que vota na Dilma Rousseff, confesso que estou desesperada caro MRSP. Seria eu nordestina? Teria o gene "p" me falhado completamente? Ou será que os 24 anos que morei nesse estado tão "maravilhoso" foram suficientes para uma mutaçãozinha genética me garantir um lugar definitivo na elite biológica paulista? Conto com a benevolência de vocês MRSP, para que me considerem paulista jus sanguinis. Se acharem que não seja apropriado, tenham mais piedade ainda e utilizem o critério do jus solis. Assim minha família poderá continuar morando em São Paulo, sem que sejam importunados pela chata burocracia de pedir visto de residência permanente.

As questões geopolíticas e econômicas com os países vizinhos (Brasil, República do Sul) também tem me tirado sono, querido MRSP. Como cidadãos da República Paulista, faríamos parte do Mercosul? Precisaríamos de visto para ir ao Brasil ou ir passar férias no Nordeste? A via Dutra ficaria pertencendo ao Rio ou a São Paulo? Precisaremos de pagar taxa de alfândega para comprar pinga em Paraty ou bordados e doces no sul de Minas? Outra dúvida. E a moeda do país? Seria necessário criar uma nova? Ou poderíamos nos apossar do Real e forçar o Brasil a procurar uma outra moeda pra eles? Afinal de contas, FHC foi o pai do Real né, então nada mais justo do que a gente ficar com ele (o Real, não o FHC), não é mesmo?


Ah...pensei outra coisa caro MRSP, e o hino de São Paulo? Seria algo meio Adoniram Barbosa ou vocês consideram samba coisa chinfrim de carioca? Se for assim sugiro uma adaptação da versão “antiguinha” do hino alemão que diga algo mais ou menos assim: "São Paulo, São Paulo Über Alles" (traduzindo-se: São Paulo, São Paulo acima de tudo). Afinal de contas, alemão é europeu e europeu é chique né MRSP? Devemos copiar tudo deles. Por que não copiar também a ideia alemã nazista (quero dizer, antiguinha) de ter uma lista de obras proibidas para evitar a contaminação do sangue puro da nova nação paulista? Minhas sugestões de autores a serem proibidos: Jorge Amado, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e outros escritores de "segunda classe" brasileiros que não entendem nada de literatura e são apenas subversivos. E não se restrinjam a leitura apenas não, MRSP...Manifestações culturais "contaminadas" de outros estados (oops, países...nossa, vou demorar a me acostumar) deveriam ser proibidas também, ou não? Como nação rica (que terá o direito de ficar com toooodo o seu PIB) seus cidadãos poderão comer todo dia no Fasano's e ir a Ópera no Teatro Municipal, então rapadura e axé music pra que, né? Nordeste mesmo, só pros nossos mauricinhos poderem vomitar caipirinha nas praias de Porto Seguro no Carnaval, concordam?

São Paulo uma nação...Nossa, quem diria hein MRSP que veríamos esse dia? Não vejo a hora de ver as embaixadas paulistas aflorando no exterior, a bandeira bandeirante (haha, olha o trocadilho aí) voando em seu mastro e a foto de Presidente Serra pendurada nas paredes dos consulados convenientemente com um balde embaixo (sabe como e né, a emoção às vezes revira o estômago). Mal posso conter meu excitamento ao imaginar as bonitas paradas pelo centro da Avenida Paulista, com gente bonita e inteligente lembrando o passado lindo de nosso Estado (ah, de novo? país, quero dizer país). Membros importantíssimos da base de governo do Presidente Serra, como a Igreja Católica, grupos Pró-Vida e o Partido Verde, todos no palanque assistindo a uma verdadeira demostração de ordem e poder. Sem falar nos convidados internacionais... Berlusconi, Sarkozy, George Bush Jr., Margaret Thatcher...Uau, me belisca que parece um pesadelo (oops, sonho, sonho, desculpe).

Como vocês podem ver MRSP, muitas são as minhas perguntas e dúvidas. Mas tenho certeza que vocês como movimento sério formado por pessoas cultíssimas e diplomadas nas melhores universidades paulistas (obviamente excluindo-se a USP e UNICAMP), já têm resposta para todas essas questões.

Sendo assim, aguardo-as ansiosamente.

51 comments:

  1. Hehehe... definir "paulista" vai ser dureza. Eu voto nos índios, que chegaram primeiro. Né? Acho justo, coerente, sensato, fácil de organizar, etc...zzzzzronc!

    ;-)
    Bj
    Rita

    ReplyDelete
  2. Eu tambem voto dos indios Rita :-)Ninguem mais justos do que ele para ficarem com o novo pais...

    :-)

    Esse MSRP e ridiculo mesmo ne?

    Beijos,

    Fernanda

    ReplyDelete
  3. O balde seria uma referência à característica 'climática' de São Paulo de alagar todo ano, em especial na marginal (tipo a águia alemã ou o urso russo)? Ou será que o que alaga a marginal são as lágrimas dos tucanos, que nunca mais sentiram o gostinho da presidÊncia? E que, uma vez recuperada a soberania a marginal ficaria seca, verdejante e cheia de flores?

    abraço!

    ReplyDelete
  4. FERNANDA,SEU ARTIIGO ESTÁ ÓTIMO! FAZ A GENTE RIR E PENSAR ESSA QUESTAO.ABRAÇO.

    ReplyDelete
  5. Obrigada Livia...Essa coisa de MSRP mexeu comigo sabe...Como as pessoas podem realmente acreditar que uma palhacada dessas tenha futuro? Sao Paulo para os paulistas? Nao...Brasil para os brasileiros, isso sim :-)

    Beijos,

    Fernanda

    ReplyDelete
  6. Cada um tem sua preferência e seu ponto de vista. Eu valorizo minhas origens e até na Europa... Na minha família eu sou a 4ª geração que nasceu em S. Paulo, ou seja, meu bisavô nasceu no Estado de S. Paulo também como eu. Isso não é um apenas um orgulho idiota, isso é se chama tradição, conservadorismo e ao mesmo tempo um direito que eu carrego no sangue, direito meu! Fora a cultura Paulista. Quando vc tem documentos de óbitos, certidões de nascimento, casamentos, fotos, vc acaba construindo toda uma árvore genealógica e acaba ligando os fatos históricos de seus familiares. Isso só dá valor quem tem ou quem consegue juntar tudo isso. Até ai na Europa as pessoas fazem isso á séculos guardando informações em igrejas e cartórios muito antigos.

    Agora se vc não se sente paulista, é uma pena mesmo... E me identifico com meus avôs, pais, primos e até meus trisavôs que nasceram na Itália, Alemanha e Portugal. Geralmente eu me identifico com parentes que tenham os mesmos sotaques, costumes gostos culinários e história das cidades de S. Paulo e a capital dos Bandeirantes.

    Agora se vc esta pensando que o MRSP é nazista esta muito enganada. Além de eles não serem nem nazistas, não são skinheads e nem fascistas. Não sei se vc já leu mais “separatismo não é crime” de forma pacífica. Nenhuma vontade de separação surge por acaso, existe vários motivos, desde impostos desviados pelo governo, preconceitos, culturas diferentes, gostos e costumes. Como eu disse cada um tem suas vontades em mudar algo que incomode uma parte da sociedade. Agora vc tem todo direito em viver nos estados onde seus pais nasceram também e não precisar voltar mais para S. Paulo por exemplo.

    Obs: Não faço parte de nenhum movimento, mas, respeito muito os paulistas como eu que conhece bem as histórias das guerras e revoluções do meu Estado de S. Paulo que lutou muito nestes séculos para ser o que é hoje em dia.
    --

    Paulistano São Paulo

    ReplyDelete
  7. Paulista igualmente a você4 December 2010 at 12:54

    O MRSP não é preconceituoso,o movimento defende a separação de SP pelo fato do governo federal sugar o PIB e os impostos de SP.O motivo é político e não racial ou cultural.
    Movimento que é realmente preconceituoso é o "São Paulo para paulistas",não o MRSP.
    Se for para descer a lenha,dessa no SP para paulistas,e não no MRSP.E se informe direito sobre algo antes de opinar.

    ReplyDelete
  8. Paulista igualmente a voce: nao poderia discordar mais de suas opinioes. Li sim a respeito dos movimentos atuais e sinceramente acho que o discursinho "light" do MRSP e so uma maneira de mascarar uma mensagem racista sim. Frases tipo "restaurar São Paulo em aspectos culturais " ou "promover a identidade do povo paulista", ou resgatar o orgulho de ser paulista (alias, ele foi perdindo quando e onde?) tem uma mensagem subliminar forte de que a "paulistice" esta sendo atacada...Alias, como escrevi, defina ser paulista...
    A questao do PIB e ridicula tambem...Porque quem ajuda a gerar o PIB do estado? So os paulistas? Da pra separar a fracao do PIB que e devido a paulistas, e a fracao devida a cidadaos de outros estados? Essas outras "nacionalidades" que esses movimentos separatistas tanto abominam nao contribuem para a geracao desse PIB nao? Resumindo, acho esses movimentos separatistas fracos, sem base ideologica nenhuma e uma piada...mas "again", e so minha opiniao. Obrigada por comentar no blog...

    ReplyDelete
    Replies
    1. O que São Paulo gastaria comprando de Matérias Primas (comprando apenas o necessário, uma vez que o interior paulista, onde vc nasceu, é mto rico) seria infinitamente menor do que gasta sustentando os outros estados da república

      Luis Paulo Mamprin

      Delete
  9. Oi Paulistano...Meu problema nao e com tradicoes, arvores genealogicas, conhecimento historico ou com o fato das pessoas se sentirem "paulistas"...cada um e dono do seu nariz e sente o que quiser (apesar de estar aguardando ainda uma definicao que faca sentido do que e ser paulista...prefiro me definir como brasileira mesmo)...Meu problema e com o racismo e mensagem subliminar desses movimentozinhos separatistas. Separatismo nao e crime, mas racismo e...Achar que a a "heranca cultural" de Sao Paulo e atacada por nordestinos, mineiros, etc, e uma maneira light de dizer: Sao Paulo para os paulistas...Mas enfim, e so a minha opiniao...
    Obrigada por entrar no blog...E desculpe a falta de acentos na minha resposta...meu teclado nao funciona direito...

    ReplyDelete
  10. Fernanda, o texto que escrevi sobre as acusações sexuais contra Assange

    http://paisagemestripada.blogspot.com/2010/12/assange-e-acusacao-de-crime-sexual.html

    Abraço!

    ReplyDelete
  11. Certo eu entendo seu ponto de vista. Mas se você for visitar uma colônia de brasileiros nascidos em Blumenau ou Pomerode ambas no estado de Santa Catarina, por exemplo, vai ter a sensação que estará na Alemanha, vendo os netos falando alemão com os avós e brasileiro com os pais... O problema, é que a maior mídia e o centro-administrativo esta em S. Paulo e por isso mostra um monte de racimos, homofobia nos jornais... fora o sensacionalismo que a mídia cria. Sou paulistano e te digo que existem racimos contra paulistas, sulistas e brancos ainda no Brasil e ninguém fala nada...e nem acontece nada, por que a própria justiça não faz nada, só quando é racismo e preconceitos contra nortistas, nordestinos e pretos, ou seja, notícias que dão “mídia” dai sim é mostrado como absurdo e aparece até políticos falando na TV. Ao contrário não fazem nada.

    Um exemplo de racismo na política foi às declarações da ex – ministra Matilde Ribeiro.
    Agora que existem vários Brasis com várias culturas diferentes, isso existe e ninguém respeita.

    Racialismo não é a mesma coisa que racismo, tem cara que usa uma camisa 100% negro e ninguém faz nada, agora usa uma camisa 100% branco, pra ver como vai ter negro ou preto chamando a pessoa de racista e até de nazista. E claro, a mídia faz sensacionalismo.

    Depois assiste a esse vídeo no youtube:

    http://www.youtube.com/watch?v=ONfPCxKdGT4

    O nome do vídeo é "www.bolsonaro" no Youtube

    ReplyDelete
  12. Oi Paulistano...Entao, nao entendi muito bem seu comentario nao...Sim, tem bastante descendentes de alemaes no Sul? Voce quis dizer que eles sao racistas? Nao entendi.
    Entao a unica coisa que posso comentar do seu comentario (ficou meio redundante essa frase:-) e quando voce diz que nao entende porque ninguem faz nada quando se usa uma camiseta 100% negro...Na minha opiniao nao se faz nada porque, ue, usar uma camiseta 100% negro NAO E a mesma coisa que usar uma camiseta 100% branco. Sendo os negros minoria(estou excluindo os chamados pardos dos numeros), e sendo os negros (comparativamente com os brancos) a classe que vem sindo mais desfavorecida (comecando pela escravidao, que culminou em pobreza e falta de ascencao social), usar uma camiseta exaltando o orgulho de ser negro APESAR de todas as mazelas sofridas pela raca, e um ato de auto-afirmacao, uma forma de dizer a sociedade: APESAR DE TUDO, me orgulho da minha raca...
    Mas qual e o "APESAR DE TUDO" da raca branca? Usar uma camiseta 100% branco e meio que estar no topo ja e alem disso aproveitar pra pisar em cima...Tipo, qual e a mensagem que se quer passar com uma camiseta dessas? A mensagem de que:entao, sou a classe favorecida, a vida e mais facil pra mim, minha classe tem indicadores sociais melhores...Por que se orgulhar disso?
    Anyway, essa e a minha opiniao...
    Quanto ao video, nao assisti ainda...E sobre o que?
    Valeu por ter entrado no blog de novo...
    Abracos, Fernanda

    ReplyDelete
  13. Parabéns à autora do texto, que com bom humor e ironia soube fazer questões pertinentes sobre esse absurdo separatista em nossa Nação.

    E repúdio a essa corja naziseparatista! Não passam de linha auxiliar do imperialismo, tentando usar aqui a tática usada pelo colonizador europeu na África nos séculos XIX e XX: dividir pra conquistar. Enquanto nos matamos numa guerra separatista, os imperialismos USA, europeu e japonês vêm aqui e roubam nosso pré-sal, nossos minérios, nossa biodiversidade.

    Essa conversinha de PIB e impostos é balela. Separatistas brasileiros são quinta-coluna com veleidades nazistas, pregando preconceito regional e ódio entre brasileiros a serviço do imperialismo.

    O movimento separatista no Brasil é um câncer, e não há diálogo com câncer: há combate. Tentem balcanizar o Brasil fazendo guerrinha separatista aqui pra ver o que lhes espera. Não gostam no nosso Brasil? Vão pro País Basco, pro Curdistão ou pra Chechênia fazer separatismo lá! Não farão falta ao nosso Brasil!

    Um Paulista e Brasileiro Resoluto

    ReplyDelete
  14. Fernanda: Caso São Paulo se torne um Pais, que seja uma nação prospera! Mas saiba que vc sera sempre orgulho dos capixabas e do nordestinos por sua inteligencia e seu discurso. Esta de parabens e me sinto muito orgulhosa de ler um texto tão bem estruturado. Qualquer coisa se vc for extraditada, aqui no Brasil vc consegue asilo politico e sera bem vinda, se sentira em casa como se sempre fosse Brasileira antes de Paulista.... bjs e parabens mais uma vez

    ReplyDelete
  15. Oi Anonymous :-) Obrigada pelos comentarios carinhosos...Essa coisa separatista no Brasil eh patetica mesmo nao acha? Sempre adorei o fato de minha mae ser mineira e meu pai capixaba, pois fui exposta a tradicoes, festas e comidas interessantes minha vida toda...Sou uma paulista com "r" de mineiro :-) And I love it...Essa eh a riqueza de Sao Paulo...Por que sera que os outros nao veem a coisa assim?
    Pode deixar que procurarei asilo politico no "Brasil" sim :-)
    Beijos e obrigada por leu meu humilde blog...
    Fernanda

    ReplyDelete
  16. "O que acontece é que não houve uma política migratória, nada que pudesse planejar isso. O que houve? São Paulo cresceu desde a década de 1970 pra cá, graças à migração. Isso é fato. São Paulo hoje é uma potência com a força de trabalho que os migrantes trouxeram para o estado. O que acontece é que, hoje, a cidade não consegue mais absorver essa migração que ainda continua. Não há nenhum tipo de política pública para administrar isso. As pessoas têm o direito de ir e vir, mas tem que haver uma política que pudesse trabalhar com elas."

    Procure um pouco pesquise e depois faça um post.
    Ta meio "global" esse texto não acha?!?!

    ReplyDelete
  17. Desculpa para boi dormir. Os negros são minorias, são uns coitados, foram escravos, etc. A Discriminação já parte desse tipo de Pensamento. Se negros e brancos tem direitos iguais, porque vagas Especiais para Negros em Faculdades. Isso Subestimam já o Negro de Concorrer com os Brancos de formas iguais. Esse tipo de Proteção/Pensamento já é Preconceituoso e até racista.
    Prá mim, já é uma Palhaçada n poder chamar ou apelidar um Negro de Preto, ou coisa assim. Se Fizer isso é considerado Racismo. O Própio Negro n tem orgulho da sua Própia Cor. Se falar prá um Japonês q ele tem o membro pequeno, ele n sente tão ofendido e leva na esportiva. Se falar pra um Negro que ele é preto, pronto! a confusão tá armada!...

    ReplyDelete
  18. Por algum motivo pensei no Paulo Henrique Amorim, penso que foi...sei lá apenas um pensamento, talvez não, pois o cidadão adora atacar São Paulo e nosso povo, no entanto, seus ataques não são considerados racistas.Outra coisa que me chamou atenção é como as coisas mudam, imaginem que no regime militar os que combateram a censura,(combateram o bom combate)são os mesmo ao menos partidarios dos mesmos que querem oprimir,assim se tornam tão venenosos quanto os antigos opressores.

    ReplyDelete
  19. Fernanda, uma curiosidade: FHC é carioca. Seria ele considerado um imigrante na nova São Paulo?

    E amigos, convenhamos... perderíamos MUITO se nos separarmos... Pagamos impostos pesados mas arrecadamos impostos igualmente pesados do ICMS do petróleo carioca e capixaba.

    Aliás, Fernanda, se Rio e Espírito Santo se unissem numa "República Flumixaba", a quantidade de barris per capita seria suficiente para o novo país entrar na OPEP :P

    O Brasil só tem alguma chance de ser relevante mundialmente se for todo mundo junto. Se o país se desmembrasse em outros países, seriam vários países desimportantes no cenário mundial. São Paulo seria no máximo um Uruguai.

    É só ver a ex-iuguslávia, a cada divisão todos ficam mais miseráveis, aíses sem rumno e economicamente dominado pelos alemães, quanto mais se divide, mais se enfraquece.

    Esse fenômeno separatista embasado em "diferenças econômicas entre regiões" também existe na Itália (norte x sul), e sua fórmula é simples: a região mais rica, embora use e abuse da mão de obra desqualificada de imigrantes da região mais pobre, se sente incomodada com essa presença (que deveria ser muda, no melhor estilo "lugar de pobre é quieto na cozinha") e com medo de "contaminação cultural" resolve tirar os direitos de cidadão desses imigrantes incômodos. Separemos São Paulo do resto do país e pronto! Agora os nordestinos terão os mesmos direitos que um argelino trabalhando na França, sujeito a deportação se sair da linha, proibido de assumir cargos públicos (por ser estrangeiro) etc. etc., uma afirmação de que "não somos iguais, agora fique longe da minha filha".

    ReplyDelete
  20. realmente o que vemos é pura ignorancia,se basearmos pelos fatos nada democraticos de alguns aqui citados,o brasil jamais poderia ter sido um pais livre e sim continuar sendo de portugal,afinal separatismo é babaquice?é papo furado?é tudo racismo!!a revolta explicita aqui demonstrada por tais pessoas sao de puro desconhecimento.a independencia de sao paulo foi datada em 1812,porem documentos de época foram destruidos ,dai o nao conhecimento e o aprendisado nas magnificas escolas.obrigado MRBSP

    ReplyDelete
  21. Ola Anonimo (engracado como quase todo mundo que eh contra o meu artigo nao deixa o nome)...Existe uma grande diferenca entre independencia politica (como no caso de Brasil de Portugal) e separatismo. Talvez voce deveria analisar de novo de que lado esta a ignorancia...Separatismo em um pais como o Brasil eh babaquice sim...

    ReplyDelete
  22. vc já pensou em entrar em contato com o MRSP?

    não?

    foi o que imaginei...

    ReplyDelete
  23. Luciana...obrigada por responder a sua propria pergunta por mim...E nossa, incrivel, voce acertou a resposta...Nao!!!...Tenho mais o que fazer e o que li ja a respeito sobre esse movimento ja foi o suficiente pra eu ter certeza que nao quero me envolver com algo assim. Acho o movimento patetico e ridiculo...

    ReplyDelete
  24. Pena que sua opiniao é irrelevante. É contra o Nazismo? Da uma lida nesse artigo, principalmente o item 1, que vc vai entender sua revolta http://industriadoholocausto.wordpress.com/2010/11/06/018/

    ReplyDelete
  25. Nossa vc defende os negros pq é deve ser negra ou neta de negro, ou até mesmo parda. Volto a repetir. O MRSPS NÃO É NAZISTA. Olha se vc não gosta de São Paulo dane-se. Outra coisa, vc defendeu o tempo todo os negros, já que pra ser racista, eis aqui então, dane-se todos eles também. Se vc soube-se de história iria saber que os negros juntos com os ilámicos escravisaram durante séculos os brancos da europa. Dane também os punks e os anarquistas bando de ratos e escoria imunda da sociedade. "Direitos iguais para quem é de Direito"

    ReplyDelete
  26. ola fernanda,li seu artigo e achei muito interessante,sou simpatizante do movimento MRSP,mas ñ vejo como um movimento racista (eu pelo menos vejo assim),vejo como um movimento que mostra que SP arrecada muito e recebe pouco,literalmente "sustenta" boa parte da União,e ainda banca salarios absurdos la em Brasilia,como o suor do povo paulista,a separação seria uma forma de melhorar SP,a separação seria só p/ melhorar o Estado,outra coisa seria parar essas migração desemfreada de Nordestinos em geral,ñ veja isso como uma forma de racismo,mas seria para o bem geral deles mesmos,para eles ñ terem que se amontuar em favelas e crtiços.Veja o movimento de uma forma diferente e vera que realmente faz sentido.

    ReplyDelete
  27. Tem que processar essa racista autora deste blog por ódio racial contra o povo paulista.
    Chamar de nazista é crime de calunia.

    ReplyDelete
  28. cara, em que mundo esse pessoal do MRSP estão? eles são "analfabetos" em educação social. Coitados gente, não zoem, pois muita gente não teve acesso a esse tipo de educação. Eles até escrevem bonitinho, com acento e tudo mais, mas tem a séria deficiência em matéria social. Temos que ter paciência e tentar conviver com eles assim mesmo. Pensemos que a maioria das pessoas já não pensam assim e que isso já é uma grande vitória.

    ReplyDelete
  29. Mais um artiguinho infame sem fundamentação.... quem conhece o MRSP sabe que não há nada de racista ou coisa do tipo....o estatuto dos caras tá no site oficial.... isso aí é discursinho "demodê" mesmo...
    Deixa eu adivinhar.... a autora é petista?

    ReplyDelete
  30. Quanto preconceito heim minha cara?
    O que é um paulista? Ser paulista é um estado de espírito, ser considerar paulista, amar este rincão e defende-lo. Defender suas tradições e passado.
    Raça Paulista? Raça Pura? Paulista ordinário é mameluco minha filha. Portugues com índio. Mas hoje com as migrações e imigrações, tudo se misturou, portanto o conceito "raça" nem mais deve ser usado. Por isso ser paulista é um estado de espírito.
    Hino de São Paulo? O estado já possui um hino se você não sabe. Mas acredito que o famoso "marchemos cheios de glória" deveria ser o novo hino de São Paulo.
    Axé? Isso eu quero bem longe daqui, e não é por se tratar do nordeste, é que aqui rege a cultura caipira. Viola, tererê e muito catira!

    Suas ideias são muito preconceituosas Sr. pseudo-paulista. Esse seu romantismo brasílico iludi muitos ignorantes, mas a mim, estudante de direito da PUC-SP, não engana. Ser culto e europeizado não atrai os paulistas separatistas. Aqui é São Paulo, não Europa, nem Brasil! Prefiro tocar minho pinho, com meu chapér de aba larga, tomando uma pinga amarela pitando um cigarin de páia. Nativistas e tradicionalistas sempre! ISSO É SÃO PAULO! PIRATININGA!

    ReplyDelete
  31. Acho difícil definir paulista tanto quanto definir brasileiro ou mexicano ou liechtensteinense ou de qualquer país. Também não faço parte de nenhum grupo separatista, mas creio que o que o paulistano quis dizer em relação ao PIB é que como estado brasileiro mais rico,São Paulo "favorece" mais com o PIB nacional. Pra ser sincero ainda estou em cima do muro em relação a esse assunto. Há horas que eu acho que tem que separar mesmo e há horas que eu penso que é bobagem, mas acho que se chegarmos (o estado inteiro) de que não está bom como está, tem que separar mesmo. Concordo que um grupo sem muita força não fará tanta diferença, mas se um grupo grande de pessoas se organizar pode separar o estado de São Paulo ou acabar com os grupos separatistas que existem por aí. Como a autora do artigo diz, essa é a minha opinião. Grato.

    ReplyDelete
  32. Blog idiota...nao acredito que li isso!

    Viva o MRSP...Viva a nossa causa!

    ReplyDelete
  33. O anarfa!!! Primeiro leia o carta do MRSP antes de falar besteira
    Gente preconceituosa hein?

    ReplyDelete
  34. Wellington falou tudo, para o proprio bem dos nordestinos que vem pra SP querendo subir na vida, 98% n consegue, e vai parar nas favelas e cortiços 'sujando' a nossa cidade.

    Sou paulista com muito orgulho e vivo nessa cidade, portanto não quero que o suor do trabalho dos paulistanos vá parar na guerra contra o trafico no Rio ou muito menos pra sustentar a corrupção em Brasília, e sim que venha parar no nosso Estado para construção de hospitais, escolas e infra estrutura PARA SP!

    Visto que isso não vai acontecer enquanto continuamos presos a esse país onde as pessoas preferem fazer filhos para ganhar mais R$ 30,00 por mês no bolsa família, estou 100% disposto a fazer uma nova República para o bem da população de SP que esta sendo literalmente esquecida pelo PT que leva os impostos recolhidos daqui para investir nas olimpiadas do RJ enquanto a população aqui sofre com enchentes e total falta de estrutura.

    ReplyDelete
  35. Angustia e revolta. Só mesmo um legítimo paulista que teve vizinhos nordestinos durante 8 anos sabe do que estou falando.

    ReplyDelete
  36. kkkkkkkkkkkkkk
    A autora desse texto é uma doente cretina. Que ignorante.rsrs

    ReplyDelete
  37. Aff, post de merda, deve ser de algum carioca ou nordestino babaca que postou isso ai.

    ReplyDelete
  38. Fernanda, se você ama tanto o Brasil o que está fazendo no exterior? Só quem vive aqui sabe o que São Paulo tem que trabalhar pra aguentar estados que não servem pra nada (Acre, Piaui, Roraima, etc). carnavais fora de época no nordeste e a falta de iniciativa de mais alguns.

    o MRSP apenas defende que o ESTADO de São paulo deveria ser independente. Não é desmerecimento algum, caso você não saiba o SUL tenta essa manobra a muito mais tempo. Só gostaria de saber daonde vem essa magoa?

    Gostaria muito que São paulo virasse uma nação independente. Isso é uma opinião e você deveria respeitar!

    ReplyDelete
  39. Que adianta ser paulista e ser odiado e invejado por todos os brasileiros? e só eu falar que sou paulista já mudam a cara...
    São Paulo Independente já!!

    ReplyDelete
  40. Mais uma cartinha ridícula, de quem simplesmente NAO CONHECE ao movimento separatista, se baseia apenas no achismo e no PRECONCEITO imposto pelo Brasil, na mente das pessoas, contra os paulistas que lutam pela sua terra. Afinal, um sulista lugar pelo Sul é digno, um nordestino ou nortista exaltar sua terra e cultura é belo, mas se um paulista faz o mesmo, MEU DEUS, cuidado com os nazifascistas paulistas, segregadores..bla bla bla. Mentalidade tipica de quem absorveu sem analisar o processo historico. É vantajoso pro Brasil manter esta mentalidade, afinal São Paulo é a locomotiva que puxa 26 vagões vazios. Pensei que seria algo digno de discussão, mas só mais um textinho de uma ignorante.

    ReplyDelete
  41. Sou Paulista e não sou separatista.

    Mas essa história de taxar qualquer mobilização nesse sentido de NAZISTA já está pra lá de chato, conversei com mta gente do MRSP e constatei que não tem nada do que está afirmando.

    Apesar de ser contra o separatismo, tive conversas muito saudaveis inclusive com isso pessoal, e é assim que deve ser.

    Nosso estado precisa urgentemente resgatar sua cultura SIM, que está agonizante, pergunte as nossas crianças sobre 32, sobre as comidas típicas, pergunte sobre nosso hino, sobre os bandeirantes....
    garanto que nenhuma vai saber responder...

    Tentar camuflar isso é tapar o sol com a peneira, qualquer manifestação cultural Paulista parece que ofende as pessoas... pq é assim??
    Nordestino pode gritar aos 4 cantos que tem orgulho de ser nordestino, agora se o Paulista faz isso, a galera já fica toda exaltada e começa

    "nazista", "xenofóbico" etc etc....
    é dificil ser paulista nesse país que não nos aceita...

    ReplyDelete
  42. Absurdo. Agora tem um video defendendo mayara petruso
    http://www.youtube.com/watch?v=wfUvTvD-IPM

    ReplyDelete
  43. Artigo fraco e tendencioso, escrito por alguém que nem está no Brasil. Se pra você Sâo Paulo não é tudo isso, aproveite e fique por aí mesmo.

    ReplyDelete
  44. Sou paulista e me orgulho disso. Sou brasileiro e me orgulho disso. Sinceramente acho que os 2 lados estão exagerando um pouquinho. Talvez a solução não seja a separação, mas isso não quer dizer que quem é a favor da separação seja nazista ou fascista. Ate onde sei os nazista e fascistas pregavam a raça ariana matando os que não faziam parte dela e pelo que li ninguém quer matar ninguém. Não tenho uma opinião muito formada sobre o assunto, mas acho a discussão válida.

    ReplyDelete
  45. Não sei porque tratar esse assunto com tanto ódio de ambas as partes. Por aqui passaram opiniões a favor e contra, o que seria normal, mas não precisava carregar tanto na saliva. Vivemos em uma sociedade hipócrita que impera o falso politicamente correto, falar o que a gente pensa não significa que se tornará real. Essa republica de São Paulo, jamais entrará nas pautas governamentais, logo destilar veneno contra é perder tempo e defender é igualmente inóquo. Contudo todos podemos nos expressar e no final das contas descobrir que de nada adiantou tere esse direito.

    ReplyDelete
  46. Paulista Popular11 July 2012 at 20:02

    Ué Fernanda, em um de seus comentários acima vc diz que não considera usar uma camiseta com os dizeres "100% negro" racista pelo fato dos negros serem minoria. Tá, mas e se um branco na África do Sul usar uma camiseta com os dizeres "100% branco"??? De acordo com sua lógica então isso também não seria racismo certo???

    Sinceramente, estou pouco me lixando com a elitezinha neoliberal do MRSP, mas NÃO confunda as coisas. Você está estereotipando os autonomistas de São Paulo e ao fazer isso, está agindo como uma fascistinha nojenta anti-paulista.

    Não sou branco, nem da classe média-alta. Tampouco faço parte da trupe tucanalha escrota (mas também não sou um degenerado petralha). Por isso, sua generalização irresponsável é digna e comparável a de um elitista paulista anti-nordestino. Se vc se rebaixou a esse nível é realmente lamentável...

    Vou dizer porque sou pró-autonomia de São Paulo (e não só de SP mas de todos os povos do Brasil) de maneira mais simples e direta possível. A minha motivação é político-ideológica, já que eu defendo um modelo político descentralizador e que dê prioridade à qualidade de vida ao invés da mentalidade de "país potência" que só privilegia poucos. Aliás, o grande problema deste país é exatamente o problema da concentração. Concentração de renda (em diferentes regiões, grupos étnicos), dos meios de comunicação, da terra, DA REPRESENTATIVIDADE e DO PODER político, administrativa e cultural e etc. Ou seja, o Brasil é um país enorme (territorial e demograficamente) e com muitos recursos para ser controlado por poucos. Agora imagine que "hipoteticamente" um grupo assuma o controle político/econômico do país (com alianças políticas, com grandes corporações ou meios de comunicação em massa). É muito poder para uma oligarquia comandar. E o que pessoas que possuem poder desejam? MAIS PODER. Mas é claro que isso não existe no Brasil, não é? =/

    ReplyDelete
  47. Paulista Popular11 July 2012 at 20:02

    Assim como São Paulo já foi uma terra esquecida e ignorada pelo Brasil (a vila de São Paulo era uma região praticamente "perdida, pobre e isolada" do Brasil até a formação da República e o ciclo do café), outras regiões também já foram (e continuam sendo) esquecidas. O próprio Nordeste é um exemplo. Ver cidades como Olinda e Porto Seguro tão decaídas é realmente lamentável.

    Você diz que mora no exterior certo? Bem, nunca viajei pra fora do Brasil (mas já viajei pra muitas regiões do Brasil, já que sou bacharel em geografia). Mas já vi muitos desses "guias" que tentam vender a imagem do Brasil pra atrair turistas. Você mesma já deve ter visto algum. Veja também que tipo de imagem de "brasileiro" nosso governo "nacional", nossas elites e nossos meios de comunicação de massa estão vendendo. Uma orgia elitista para atrair ianques mal-amados chamada de carnaval, a imagem da mulher brasileira como serviçal sexual de estrangeiros endinheirados (morenas de fio dental na praia com bundas gigantescas em página dupla) e a do brasileiro malandro e trapaceiro (vide Zé Carioca) quando não assassinos e traficantes.

    Mas promovemos o Festival de Parintins? Ou o fandango paulista? Promovemos o casal de mendigos que recentemente encontraram 20 mil reais e devolveram aos donos? Ou investimos no futebol feminino que, apesar das esmolas que recebem, já conseguiram resultados notáveis? Existe claramente um certo problema "cultural" daquilo que se é vendido de brasileiro de nosso governo central e da queridíssima Rede Globo.

    Existem diferentes culturas e povos no Brasil e deveríamos defender o direito de representatividade e determinação de todas elas e não o contrário.
    Vc fica com raiva quando um americano diz que a Amazônia é internacional? Bem, vc provavelmente responderia que a Amazônia é nossa, como todo brasileiro certo? Mas imagina o que é para alguém que sempre viveu em Manaus, Parintins, Tabatinga, Coari, Tefé, Santarém, Rio Branco e afins, quando um paulista, um nordestino ou um gaúcho diz "A Amazônia é Nossa!". Aliás vc já foi pra alguma cidade "amazônica"??? Que direito tem de um carioca, um capixaba ou um paranaense em dizer que a amazônia é "nossa", de definir o seu uso, o seu planejamento, as suas políticas ambientais, recortá-la em mapas temáticos ou unidades de conservação e representar seus povos sendo que eles não vivem/nunca viveram lá e sequer compartilham de uma mesma cultura? Seria igual a um americano...

    O direito de autodeterminação é um direito universal reconhecido por diversos órgãos internacionais.

    E mais uma coisa, vc diz se considerar brasileira. Mas o que é ser brasileira?????? (pesquise sobre as políticas do Brasil Imperial para se "construir" uma ideologia de "brasilidade")

    ReplyDelete
  48. Paulista Popular11 July 2012 at 20:52

    E mais uma coisa. Uma perspectiva de referência muito simples a respeito da problemática da representatividade de países gigantescos com diferentes povos, culturas, regiões com específicas formações históricas e etc.

    População
    Brasil: 192 milhões
    América do Sul Hispânica: 185 milhões

    Times na Libertadores
    Brasil: 5
    América do Sul Hispânica: + de 30

    Ou seja, o Brasil possui uma população MAIOR que toda a América do Sul hispânica mas não possui nem 20% de vagas na Libertadores. Agora extrapole esse problema para questões relativas a outras áreas e você entenderá o problema.

    O que é pior!!
    Pernambuco tem uma população maior que a do Paraguai e mais de duas vezes maior que o Uruguai, mas a última vez que uma equipe pernambucana esteve presente na Libertadores foi na edição de 2009!!! Se levar em consideração a Bahia, o Centro-Oeste ou o Norte do país a coisa é ainda pior!! Enquanto que a Venezuela (um país em que o futebol nem é o principal esporte) tem 3 vagas todo ano...

    Sem dizer nos problemas de arrecadação de impostos, isonomia e etc...

    Quanto à maioria de suas perguntas feitas no quarto parágrafo, as respostas dependem do nível de autonomia que se busca. No entanto, o modelo Confederalista responderia à basicamente todas elas.
    Em relação à pergunta de pertencer ou não ao Mercosul, dúvido que qualquer processo de autonomia/separação tenha um impacto na inclusão de SP. Porém há algumas considerações importantes a serem feitas. Vc sabia que ainda existe uma grande resistência quanto à inclusão do Norte e do Nordeste do Brasil, apesar do Brasil ser considerado como uma única entidade? Ou que há livre circulação de pessoas entre EUA e Canadá, mas não entre EUA e México, apesar dos 3 serem partes do mesmo tratado (NAFTA)?
    Isso mostra que o processo de separatismo em si tem um impacto ínfimo se comparado com outras problemáticas atuais em questão (a forma de governo desse novo país importaria mais do que o processo de independência obviamente).

    ReplyDelete
  49. Paulista Popular11 July 2012 at 22:05

    Continuando...

    Logo no início Fernanda vc cita Darwin, Genética e o fato de não conhecer a biologia do gene paulista. Quer dizer que pra vc o separatismo deve-se basear em uma questão genética? Bom, os Nazista tinham no argumento (distorcido) da genética alguns dos fundamentos da superioridade da raça "ariana". Se vc compactua com o uso político-ideológico da genética então perdeu sua razão de criticar. A maioria dos movimentos separatistas atuais se fundamentam na história e não na genética. Um catalão ou um basco não desejam se separar da Espanha simplesmente porque há uma diferença quase imperceptível na sua composição genética (se é que há), mas sim pela diferença HISTÓRICA em sua formação, muitas vezes associada com a aversão à dominação da monarquia espanhola falangista contra regiões outrora ignoradas ou super-exploradas por esta mesma nobreza, que constituiu um forte movimento de tradições camponesas/operárias alinhadas à esquerda ou à frente popular da época da Guerra Civil de 36.
    Como vc reside em algum lugar no Reino Unido, deve saber que o Escocês separatista não deseja se separar do Reino Unido por uma questão genética...

    Por favor, não generalize os autonomistas de São Paulo como sendo a ideologia estereotipada dos "Líbers". É só lembrar que uma parcela (pequena, mas existia) do movimento operário apoiava a autonomia (inclusive no PCB) durante o período da Revolução de 32.

    Bom, este blog me parece inativo, mas mesmo assim aguardo resposta. E não, não sou pró-Serra/PSDB, nem frequento igrejas, não sei o que é esse Pró-Vida, odeio o PV e a ideologia do plante uma florzinha e salve o mundo, e mais do que tudo, odeio um país pseudofederalista (já q o federalismo no Brasil foi imposto de cima pra baixo) que oprime regiões, povos e culturas em prol da velha dominação oligárquica, centralizadora, concentradora, desigual, monopolista e com um claro direcionamento imperialista.

    Só faltava vivermos ainda de um sistema de plantation. Mas que bom que mudamos depois de centenas de anos não é? Opa peraí...

    ReplyDelete
  50. Ola Fernanda, por favor não misture as coisas o MRSP luta pela separação politica e não racial, voçê seria injusta com um estado que recebe gente de todos os outros estados e países, gente que vem para trabalhar, somos contrario ao centralismo de brasilia, que repassa nosso suado dinheiro arrecadado junto ao nosso estado, para bancar a boa vista dos coroneis do norte, nordeste ( politicos ), por favor não alimente a idéia racista ou que esse movimento seja preconceituoso. abs

    ReplyDelete